Castanholas: seis dicas para quem está começando

Parece fácil quando a gente vê alguém tocando castanholas com muita desenvoltura, fazendo carretilha como se fosse a coisa mais natural do mundo. E ainda combinando a castanhola com o baile flamenco. ¡Diós Mio! Não é fácil, não. Mas também não é impossível. Tocar castanholas é como tocar qualquer outro instrumento musical, requer tempo, estudo e prática.

Dois exemplos bem diferentes, a bailaora Carmen La Talegona e seu baile com castanholas no Tablao Casa Patas, em Madri. E a concertista Lucero Tena, com suas castanholas clássicas em La Boda de Luis Alonso, no Auditório Nacional de Música, também na cidade de Madri.

 

 

 

1. Minha primeira dica é: SEJA PACIENTE consigo mesmo. Isso mesmo, tenha paciência e persistência, pois você está aprendendo um novo instrumento , uma nova técnica que ainda não conhece. Respire e dê tempo ao seu cérebro para assimilar esse novo conhecimento e as novas habilidades que você está adquirindo.

2. Faça AULAS REGULARES com um professor qualificado, para aprender a técnica de maneira correta. Se possível, faça anotações e revise o que aprendeu de tempos em tempos, para verificar se o conteúdo já foi assimilado. Veja aqui onde fazer aulas regulares e cursos intensivos de flamenco pelo Brasil.

3. Além das aulas, PRATIQUE em casa ou em algum outro lugar. Quanto mais você treinar, mais rápido você aprenderá. Se preciso, use um abafador ou surdina de castanholas para não incomodar os vizinhos!

DSC02048DSC02049DSC02050DSC02051

4. Castanholas de souvenir são decorativas e não são adequadas para tocar. Você vai fazer muita força e não vai conseguir tirar som. As castanholas para tocar são feitas por fabricantes qualificados e os melhores estão na Espanha. Você não precisa de uma castanhola profissional para começar, mas ela deve ser de boa QUALIDADE. Veja aqui os diferentes materiais de que são feitas as castanholas.

5. Se você vai começar as aulas de castanholas, ou recém começou, faça algumas aulas com uma castanhola emprestada, antes de investir na compra. Informe-se sobre os modelos, tamanhos e materiais que existem, para escolher bem. Sabe como escolher o tamanho ideal para suas mãos? Confira aqui a dica sobre o tamanho da castanhola.

DSC02059
Castanhola fêmea com a marcação

6. E se você nunca fez aula de flamenco, nem de castanholas, talvez não saiba, mas as castanholas são vendidas em pares. Você sempre tem que comprar o PAR DE CASTANHOLAS, pois elas não são iguais. A da mão esquerda é mais grave (castanhola macho) e a da mão direita é mais aguda e vem com uma marquinha para identificação (castanhola fêmea).

 

 


Onde comprar castanholas?
Na loja on-line do Flamenco Por Aí, você encontra vários modelos e preços de castanholas, para quem está começando ou para quem já toca e quer um modelo profissional.


Onde fazer aula de castanholas?
Aqui no blog estão cadastradas as escolas de flamenco do Brasil, separadas por regiões. Entre em contato com uma escola da sua cidade e comece a sua aula!


Espero ter ajudado com as dicas!
Se você tem dúvidas sobre castanholas, me escreve: mixi.richter@gmail.com