Aula de castanholas on-line com Lu Garcia

Tocar castanholas é só um sonho para muita gente. Mas a boa notícia é que com  dedicação e alguns minutos de prática diária, é possível transfornar este sonho em realidade.

As castanholas são instrumentos muito antigos de percussão, do tempo dos fenícios,  há mais de 3 mil anos. Claro que eram modelos primitivos, bem diferentes dos que tocamos hoje, tanto em formato quanto nos materiais utilizados para sua fabricação. Mas o fascínio pelo som hipnotizante produzido por este instrumento continua e o interesse pelo aprendizado tem feito muita gente procurar aulas por todo o Brasil.

Pensando nisso, Lu Garcia, diretora do Centro de Arte Flamenca de Campinas, lançou um curso online con aulas de castanholas e, aqui nesta entrevista, ela nos conta um pouco sobre este projeto.

Flamenco Por Aí: Como surgiu a idéia de um curso online para ensinar as  pessoas a tocar castanholas?

Lu Garcia: Iniciei o projeto de cursos online no canal de minha escola, Centro de Arte Flamenca, no YouTube, por sentir que existe um púbico muito ávido de conhecimento nesse espaço. A ideia surgiu ao perceber que muita gente tinha vontade de ter acesso ao flamenco e não tinha condições, de tempo ou financeira. Achei que seria mais uma maneira de divulgar essa arte que amo e que me dedico há 28 anos. Acredito que a facilidade da internet nos possibilita a aproximações que não teríamos em nosso dia a dia e também é uma ferramenta muito importante atualmente.

FPA: Como está a aceitação do público?

LG: Com 2 dias de publicação da primeira aula do curso de castanholas, tivemos um aumento de 45% na quantidade de pessoas inscritas no canal, isso comprovou o que eu já previa, o público está aí e a informação deve chegar até eles de uma maneira ou de outra. Estou muito feliz com mais esse espaço que tenho para difundir meus conhecimentos, meu objetivo desde criança, sempre foi ensinar e é isso que estou fazendo. Desde meu começo com o flamenco, em 1990, sempre busquei coisas novas, coisas que me estimulassem o crescimento, e trabalhar pela internet é mais uma maneira de levar o que sei para mais e mais pessoas.

Confira abaixo as duas primeiras aulas e inscreva-se no canal do Centro de Arte Flamenca para ficar atualizado sobre o lançamento de novas aulas,

A outra novidade é que agora, com a parceria do nosso blog Flamenco Por Aí -Distribuidor Oficial de Castañuelas del Sur no Brasil, essa iniciativa do curso de castanholas encontra o complemento perfeito ao oferecer aos seguidores do canal a maneira de obter as castanholas profissionais ou semiprofissionais de qualidade para desenvolver sua técnica.

Confira aqui um pouco mais sobre o Centro de Arte Flamenca.

Clique aqui para saber mais sobre castanholas ou aqui para comprar.