Festival Flamenco do Tablado Andaluz em Porto Alegre

De 28 a 30 de novembro acontece a 6ª Edição do Festival Flamenco Tablado Andaluz em Porto Alegre. Serão três noites de celebração da autêntica arte flamenca e da gastronomia espanhola, integrando artistas flamencos do Brasil e da Espanha.

Nesta edição, o Tablado recebe convidados especiais: o cantaor José Anillo (Sevilla/España), o guitarrista Ale Palma (Curitiba/Brasil), Pedro Fernández (cante e baile/Porto Alegre/Brasil), além das bailaoras convidadas Ana Cândida Amaral (Campana Flamenca / Novo Hamburgo), Graziela Silveira (Canoas) e Andressa Porto (Núcleo Zahara Flamenco).

O Tablado Andaluz faz parte da história do flamenco no Brasil. Foi a 1ª Escola de Dança Flamenca registrada e o 1º Tablao do Brasil. É o berço de grandes artistas flamencos, traz artistas internacionais desde 1994 e se transformou em uma referência da arte flamenca dentro e fora do Brasil.

Os “Tablaos”, como ficaram conhecidos na Espanha, são descendentes dos Cafés Cantantes, que surgiram na Europa no final do século XIX. Nestes cafés, artistas se reuniam em noites repletas de cante e arte. Foi um importante local para a consolidação do flamenco. O primeiro café cantante foi fundado em Sevilla e funcionava no 2º andar de uma escola de Baile. Por isso, recebeu no nome de Café Cantante de “La Escalerita”. Com o êxito de “La Escalerita”, logo outros Cafés Cantantes incorporaram em seu repertório, tradicionalmente operístico, números flamencos dando um grande suporte e impulso no desenvolvimento desta arte. Em Porto Alegre, o Tablado Andaluz repete este processo e, com pioneirismo, escreve a história do flamenco no Brasil.

CONVIDADAS

CONVIDADO ESPECIAL

José Anillo - foto: Ana Nicolau
José Anillo – Nascido em Cádiz, em 9 de julho de 1978, começou sua carreira com apenas 12 anos cantando em distintas escolas de Cádiz e em diversos festivais de flamenco junto de sua irmã, Encarna Anillo. Sua carreira profissional, no entanto, iniciou aos 17 anos, no Teatro de la Villa de Madrid e no Gran Teatro Falla de Cádiz com a companhia de Manuela Carrasco. Posteriormente trabalhou em companhias como Cristina Hoyos (Arsa y Toma. Al Compás del Tiempo), Israel Galván (Arena, Galvánicas, Torero Alucinógeno), Andrés Marín (Más Allá del Tiempo), Juan Manuel Fernández “Farruquito” (Farruquito y Familia, Alma Vieja, Los Farrucos etc.), Rocío Molina (Turquesa Como el Limón, Almario, Preludios Flamencos). Além de trabalhar com Antonio Canales, Joaquín Grilo, Toni “El Pelao”, Rafael Campallo, Alfonso Losa, Belén Maya, Manuel Liñan, Olga Pericet e Marcos Flores. Em 2007, colaborou no documentário “The Last Conquistador”, do diretor Jhon Valadez e música do compositor Richard Martínez. Em sua carreira solo copartilhou o palco com  Carmen Linares, Chano Lobato, Mayte Martín, Miguel Poveda, Duquende, Juan Villar, Enrique Morente, Arcángel, José Mercé, La Cañeta de Málaga, El Chino, Encarna Anillo.

AGENDA DE SHOWS

5ªFeira: Abertura com a Banda FLAMENCURA e a participação do Cantaor Jose Anillo Salazar (Sevilla/España) no cante e Pedro Fernández no Baile.

6ªFeira: Show flamenco com Tablado Andaluz e a Escuela de Baile Flamenco Graziela Silveira

Sábado: Show Flamenco com Tablado Andaluz, Ana Cândida Y Campana Flamenca e Andressa Porto Y Zahara Flamenco.
GASTRONOMIA

– CENA COMPLETA: Entradas (Tapitas), Buffet com Paellas VALENCIANA e VEGANA, Buffet de Saladas e acompanhamentos e Sobremesa

– TAPAS individuais: Tortillas, Boñuelo (Peixe com camarão, vegano e carne), azeitonas, ce Montaditos.

SERVIÇO:
6º Festival Flamenco Tablado Andaluz
Dias 28, 29 e 30 de novembro/2019
Tablado Andaluz – Av. Venâncio Aires 556a / Cidade Baixa – Porto Alegre/RS                          O espaço abre às 19h. Os shows acontecem às 22h
http://www.tabladoandaluz.com.br

Foto de capa: Ana Nicolau